segunda-feira, 11 de fevereiro de 2019

Entrevista a Alexandre Figueiredo, atleta que representa o SL Benfica e a Seleção Nacional

 - Para quem ainda não o conhece, quem é o Alexandre Figueiredo e qual é a sua especialidade no mundo da corrida?

O meu nome é Alexandre, pratico atletismo e represento o SL e Benfica.

Corro distâncias como 3.000m, 5.000m e 10.000m.

Como se iniciou e quais as razões para escolher este desporto?

Comecei a correr há pouco mais de 5 anos atrás... Foi por acaso!

Tinha um vizinho que já corria há muitos anos e um dia apanhei-o no caminho para o treino!

Ele desafiou-me para ir correr com ele e fui... 

Gostei da experiência e no dia seguinte um senhor convidou-me para entrar para um clube federado de atletismo. 

Apesar de ficar um pouco com o pé atrás, aceitei!

- Julgo que atualmente corre pelo Sport Lisboa e Benfica. Vive exclusivamente do atletismo ou tem outro tipo de ocupação ou ainda estuda?

Para além do atletismo, sim, estou a estudar.

Estou no segundo ano a tirar uma licenciatura em gestão!

- Estuda Gestão no ISEG (eu estudei economia no ISEG há 20 anos). Qual é o plano A, a gestão ou o atletismo?

Sem dúvida que para mim, se tudo correr bem e como eu quero, o atletismo é o plano A. 

Não é que não goste da gestão, nada disso! 

Até porque se não gostasse não estaria a tirar um curso!

Mas correr é aquilo que eu realmente gosto!

É aquilo que me faz feliz é da corrida que eu quero viver!

- Costuma participar em provas de corrida de rua? Como vê o atual boom de provas e atletas amadores a participar em corridas de rua? 

Já participei em muitas.

Quando estive no meu primeiro clube (Maratona Clube Vila Chã), um pequeno clube da minha terra, fazia bastantes!

Com o passar do tempo o foco foi mudando e fomos apostando mais na pista!

Atualmente faço muito poucas provas de estrada!

Uma vez que o nosso objetivo, para já, é apenas provas de pista, não apostamos em fazer esse tipo de provas.

É verdade, houve um grande boom no número de corredores em Portugal.

Tenho pena que isso não se reflita na quantidade de atletas de elite e apenas em corredores amadores.

- Não sei se é benfiquista desde pequenino (eu sou e dos "doentes"), mas qual é a sensação de representar um clube com esta dimensão ou até mesmo da seleção em eventos internacionais?

É incrível representar um clube desta dimensão! 

É um grande sentido de responsabilidade mas que nos ajuda a crescer e lidar com a pressão. 

Representar a seleção é uma coisa incrivel! 

Sentimos a responsabilidade de representar a nossa nação, é inexplicável.

- Por vezes pensa-se que ser atleta de alta competição é uma vida de grandes facilidades... Explique a quem tem essa ideia como é para si uma semana normal de treinos?

Quem pensa que a vida de um atleta de elite é fácil claramente não sabe o que está a falar.

É necessária uma grande entrega, dedicação e espírito de sacrifício. 

Para mim, que para além do atletismo ainda tenho a faculdade, preciso de me manter focado naquilo que eu quero realmente.

A nossa vida é acordar, treinar, descansar (no meu caso o descanso é ir para as aulas...) voltar a treinar, chegar a casa jantar e ir dormir. 

É difícil! 

Há dias que andamos muito cansados, mas tem de ser! 

Para além do tempo que os treinos requerem, precisamos de bastante tempo para descansar, por vezes fisioterapia, massagem! 

Muitas pequenas coisas que por vezes são importantes e fazem a diferença! 

E nem as massagens dão para descansar!! 

Não são daquelas massagens relaxantes, são bem duras! 

Nem aí nos dão descanso!

Já para não falar da alimentação que temos de ter muito cuidado tanto na quantidade como na qualidade daquilo que comemos, não comemos o que nos apetece!

Acho que através deste pequeno resumo da para ver o que é ser atleta... Exige muita dedicação e disciplina! Não é fácil!

- Qual foi o feito que mais se orgulha desde que pratica atletismo e porquê?

Há muitos momentos dos quais tenho orgulho! 

Há momentos realmente inesquecíveis! 

Mas acho que aqueles que me trazem melhores memórias e marcaram mais a minha carreira, até hoje, foi a primeira vez que fui campeão nacional e a primeira vez que representei a seleção!

Cresci a ver grandes atletas alcançarem grandes feitos e vi pessoas da minha idade obterem bons resultados.

Foi incrível quando consegui pela primeira vez estar entre os melhores de Portugal e bater de frente com eles e ganhar.

Quanto a representar a seleção, como disse anteriormente... Não há palavras.... 

Sentimos grande responsabilidade mas ao mesmo tempo um sentimento de realização! 

Acho que é das melhores sensações que se pode sentir no desporto!

- Qual o conselho que dá aos jovens e crianças que agora estão na idade de "escolha" do seu desporto de eleição, para escolherem o atletismo?

Quanto aos mais jovens eu convido-os a experimentar o atletismo! 

Eu não comecei por "vontade própria", fui influenciado... 

Com o passar do tempo ganhei-lhe muito gosto. 

É um desporto que tem muito para oferecer... 

Eu já pratiquei outros desportos, mas nenhum que me ensinasse tanto como o atletismo!

Ganhamos amizades e conhecemos pessoas em circunstâncias bem diferentes das normais! 

Aprendemos a ajudar nos uns aos outros e a ser humildes. 

É incrível a sensação de nos superar nos e vermos os treinos a dar resultados! 

Só quem experimenta sabe qual é este sentimento e que há coisas únicas que só o atletismo trás! 

Experimentem...

- Quais são os seus grandes objetivos para 2019?

Os grandes objetivos para este ano são melhorar todos os recordes pessoais e estar presente no campeonato da Europa de sub 23.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Em destaque...

Entrevista a Ricardo Ribas, um dos melhores atletas portugueses dos últimos anos...

Hoje temos a honra de entrevistar o atleta Ricardo Ribas, conhecido por El Comandante pela D isciplina, Rigor, Empenho e Ambição como atleta...

De quem se fala...