domingo, 17 de março de 2019

Conheça o atleta Edgar Jacinto, 2o classificado na Corrida do Fim da Europa de 2019...

 - Como você ficou encantado com as corridas de rua?

A minha história com o atletismo começou há cerca de 10 anos de forma esporádica através do meu pai.

Ele fazia provas por um clube da zona do Seixal chamado Os Zatopeques.

Aí eu comecei a fazer algumas provas mas nada de muito sério, só de há 5/6 anos a esta parte é que comecei a levar a coisa mais a sério.

O que me estimula no atletismo é, além da vertente competitiva com outros atletas, a capacidade de superação pessoal, o desafio pessoal de conseguir ser cada vez mais rápido e forte, é algo que se sente por isso a corrida ser aquele desporto que se adora ou odeia.

 - Treinar para uma prova exige uma grande dedicação, qual é sua inspiração?

O treino é um processo continuo por isso não posso dizer que treino para uma prova em especifico.

Claro que tenho provas alvo e quando assim é tento adaptar o treino para o tipo de prova que vou fazer dependendo da distância e da dureza do percurso.

As minhas maiores motivações são a minha esposa e filha, sem duvida que sem elas não teria a mesma determinação.

 - Para você existem horários melhores para seus treinos? Quais são eles?

Eu treino normalmente na minha hora de almoço e ao final do dia quando vou à pista, mas se existe horário que evito treinar é de manhã logo após acordar.

O corpo não responde da mesma maneira além de ser meio caminho andado para obter lesões por falta de aquecimento, mas respeito imenso quem o faz por não ter outra opção.

 - Falando um pouco da música, o quanto ela é importante no seu treinamento diário e que motivação ela te oferece?

A música é sem duvida importante, normalmente oiço quando faço treino nos dias intervalados de séries para relaxar e rolar de forma tranquila.

Por vezes quando estou mais stressado ou não tenho tanta vontade de treinar sinto necessidade de uma playlist mais "agressiva" o que por vezes torna o treino mais intenso e fácil.

Muitas vezes para estar a par das novidades musicais oiço novos lançamentos enquanto treino.

Musica nos dias de séries está fora de questão, tiram a concentração e o foco nas séries a fazer.

 - Costuma participar em provas? Faz muitas provas por ano?

Sim, normalmente faço cerca de 30 provas por ano.

 - Tem treinador e usa planilha para planificar os seus treinos ou apenas sai para correr quando tem vontade? 

O meu mister chama-se Fernando Silva e a minha única obrigação é seguir à risca o plano que ele traça.

Nunca sei qual é o treino, só fico a saber quando chego ao pé dele no dia de séries. 

Treino com ele 3 dias por semana e treino sozinho outros 3.

Desde que comecei a treinar com ele já tive uma evolução enorme, tenho plena confiança nele e quero aproveitar para lhe mandar um abraço e reconhecer a importância que ele tem para a minha evolução enquanto atleta.

Quero agradecer também ao meu clube J.O.M.A por me dar as condições essenciais para competir.

 - Quais são os seus recordes pessoais por distância? 

Ainda não tenho muitos recordes visto ser a minha primeira época a sério, mas este ano já fiz 33.41 no campeonato nacional de estrada, 4.32 em milha e 37.31 no nacional de corta mato longo no parque da bela vista, além do 2º lugar na corrida do Fim da Europa com o tempo de 1.00h18s.

 - Dê um conselho a quem está na dúvida se deve começar a correr.

Para quem quer começar a correr o meu conselho é simples, tentar encontrar um grupo divertido e com alguma competitividade e deixar a magia acontecer.

 - Qual o feito que mais se orgulha de obter na corrida de rua?

Sem duvida o 2º lugar na corrida do Fim da Europa este ano.

É uma prova mítica com um percurso exigente além de que correr no coração da Serra de Sintra é algo fabuloso.

O nacional de corta mato longo este ano também me marcou, ter a oportunidade de correr com os craques nacionais num percurso também ele bastante exigente e conseguir superar-me deixou-me bastante feliz.

Destaco também ter conseguido esta época sagrar-me campeão regional de corta mato longo.

 - Qual é para si a melhor prova de corrida de rua corrida do país?

Tenho duas especiais, a S. Silvestre de Lisboa e a S. Silvestre da Amadora, ambas pelo mesmo motivo, o apoio.

É incrível a quantidade de pessoas na rua a apoiar os atletas (especialmente na Amadora).

Pela organização a S. Silvestre de Lisboa é a minha favorita.

 - Qual é o seu grande objetivo para 2019?

O meu grande objetivo esta época é atingir a marca de 32 min aos 10km e ajudar o meu clube nos campeonatos de pista no verão (sem saber muito o que esperar visto ser uma estreia para mim).

Sem comentários:

Enviar um comentário

Em destaque...

Entrevista a Ricardo Ribas, um dos melhores atletas portugueses dos últimos anos...

Hoje temos a honra de entrevistar o atleta Ricardo Ribas, conhecido por El Comandante pela D isciplina, Rigor, Empenho e Ambição como atleta...

De quem se fala...