terça-feira, 15 de janeiro de 2019

Entrevista à atleta Letícia Soldateli

A Letícia Soldateli é  professora de Atendimento de Educacional Especializado e trabalha com a Educação Especial no município de Balneário Camboriú SC.


Como refere, "sempre tive um grande sonho de unir minhas duas paixões a EDUCAÇÃO ESPECIAL e a CORRIDA.

Então, em março de 2018 fiz o convite a mãe do Diego, este menino encantador que já foi meu aluno na Educacional Infantil, e para minha imensa alegria ela aceitou.

Meu coração disparou, a felicidade tomou conta.

Em abril percorremos nossos 5km na Meia Maratona Internacional de Balneário Camboriú.

A experiência foi sensacional, poder mostrar a todos que ele também pode correr, que ele pode estar participando de eventos, que o esporte é a das maiores e melhores formas de inclusão.

E o principal, mostrar que o trabalho realizado dentro.das Unidades de Ensino ultrapassam as paredes".

São acções como as da Letícia que nos fazem acreditar num mundo melhor.

- Como você ficou encantado com as corridas de rua? 

Em setembro de 2010 comecei a caminhar com o objetivo de perder peso. Na sequência, em janeiro de 2011 já estava correndo. Mas fui fazer minha primeira prova em 2015, onde o encantamento tomou realmente conta.


 - Treinar para uma prova exige uma grande dedicação, qual é sua inspiração? 

Minha maior inspiração é o desafio. Desafios me movem e me inspiram, então traço um objetivo e me dedico totalmente a ele.

 - Para você existem horários melhores para seus treinos? Quais são eles?

Existem sim, e são de manhã bem cedo.



 - Falando um pouco da música, o quanto ela é importante no seu treinamento diário e que motivação ela te oferece? 

Quanto à música, não a tenho como ponto marcante nos meus treinamentos. Não tenho esse hábito. Preciso estar atenta ao movimento de carros na rua, assim como escutar meu próprio corpo.

 - Costuma participar em provas? Faz muitas provas por ano?

Costumo sim, mas não em grande quantidade. Minha média é 9 no ano...e dentre estas uma sempre é a prova alvo.

 - Tem treinador e usa planilha para planificar os seus treinos ou apenas sai para correr quando tem vontade?

Sim, tenho treinador e uso planilha.

 - Quais são os seus recordes pessoais por distância?

10k para 44min;
21k para 1h48min48seg;
42k para 3h47min20seg.

Prova de 5k nunca fiz.

 - Dê um conselho a quem está na dúvida se deve começar a correr.

O que posso dizer, aliás afirmar é não fique na dúvida, vai lá e prove da endorfina que a corrida proporciona, assim verás que não há sensação melhor e mais gratificante.



 - Qual o feito que mais se orgulha de obter na corrida de rua? 

Ter concluído minha primeira maratona em 2018, e assim saber que os treinos, aqueles que exigiram muito de mim, valeram muito a pena.

 - Qual é para si a melhor prova de corrida de rua corrida do país?

Nossa, nessa você me pegou, hihi, não saberia lhe responder.

 - Qual é o seu grande objetivo para 2019? 

Up Hill 2019.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Em destaque...

Entrevista a Ricardo Ribas, um dos melhores atletas portugueses dos últimos anos...

Hoje temos a honra de entrevistar o atleta Ricardo Ribas, conhecido por El Comandante pela D isciplina, Rigor, Empenho e Ambição como atleta...

De quem se fala...