domingo, 7 de janeiro de 2018

São Silvestre de Lisboa de 2017

A 10ª edição da São Silvestre de Lisboa realizou-se no dia 30 de Dezembro de 2017 pelas 17:30 e contou com cerca de 10.000 participantes e com muita animação ao longo da prova.


Trata-se de uma prova com partida e meta nos Restauradores e que tem o aliciante de perto do final ter a subida da avenida da Liberdade até às rotunda do Marques de Pombal e descida até à meta dos Restauradores.

Percurso da São Silvestre de Lisboa

Conforme referido, a partida é nos Restauradores, descendo-se pela Rua do Ouro até à Praça do Comércio.

Os primeiros 1.000/1.500 metros, apesar de serem em descida e de as partidas serem por ondas de tempos dos participantes, são um pouco complicados de correr face à quantidade de participantes, o que dificulta bastante o andamento.

Chegados à Praça do Comércio, viramos à direita em direção a Santos e à Avenida 24 de Julho.

O retorno é feito entre os 3,5 e os 4 kms perto do Museu Nacional de Arte Antiga, regressando-se pelo mesmo percurso até se chegar novamente à Praça do Comércio mais ou menos aos 6 kms, sempre num percurso predominantemente plano.

Aos 5 kms tivemos a hidratação com a distribuição de garrafas de água.

Altimetria da São Silvestre de Lisboa

Com a chegada à Praça do Comércio e a passagem pela Rua da Prata inicia-se a parte mais complicada da prova com 3 kms de subida constante.

Chegados à rotunda do Marquês de Pombal, perto dos 9 kms, inicia-se a descida final até à meta nos Restauradores.

Em suma, trata-se de uma prova com um nível de dificuldade média face aos 3 kms de subida entre os 6 e os 9 kms da Praça do Comércio e a rotunda do Marquês de Pombal, não sendo muito fácil fazer bons tempos com este percurso.

Curiosidades:
Sabia que todos os anos a elite feminina parte antes da elite masculina pela diferenca de tempos entre o 1º homem e a 1ª mulher no ano anterior?

Opinião:
Em termos gerais, e tal como ocorreu em edições anteriores, a prova foi muito bem organizada e com muita animação ao longo de toda a prova.

Como aspectos a melhorar destaco a não distribuição de bebida isotópica no final da prova, como aliás já ocorreu em edições anteriores.

Por outro lado, não se entende que no levantamento do kit de atleta, nos últimos dias, apenas estivesse disponível a t-shirt L e a XL.

Trata-se de uma situação incompreensível tendo em conta que no momento da inscrição os atletas informam o tamanho pretendido da t-shirt.

A minha prova:
O ano de 2017 foi bastante intenso em termos de quantidade de provas que participei pelo que cheguei ao final do ano bastante fatigado.

Além disso, no início de Dezembro participei na Meia Maratona dos Descobrimentos o que me obrigou a fazer um conjunto de treinos mais focados na distância do que na velocidade.

Por fim, após a meia maratona estive algum tempo parado devido a gripe.

Em resultado de tudo isto, acabei por ter alguma dificuldade em manter um bom ritmo ao longo da prova, em especial na subida até ao Marquês de Pombal onde caminhei por algum tempo.

O resultado final foi 1:02:15 acima do que era a minha expectativa de terminar um pouco abaixo dos 60 minutos.



Outros Juninhos:
Nesta edição da São Silvestre de Lisboa  participou, pela 2ª vez, a Paula Café e pela 1ª vez a Carla Café.

Parabéns às irmãs Café pela participação na São Silvestre de Lisboa em representação da equipa dos Juninhos.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Em destaque...

Entrevista a Ricardo Ribas, um dos melhores atletas portugueses dos últimos anos...

Hoje temos a honra de entrevistar o atleta Ricardo Ribas, conhecido por El Comandante pela D isciplina, Rigor, Empenho e Ambição como atleta...

De quem se fala...