terça-feira, 18 de dezembro de 2018

Running Wonders Évora - 2018

No dia 25 de novembro participei pela 3ª vez na prova de 10 kms da Running Wonders Évora, prova que conta também com a meia maratona e com uma caminhada de cerca de 5 kms.

Parti para esta prova sem grandes objetivos dado que na semana seguinte iria participar na Meia Maratona dos Descobrimentos em Lisboa.

No entanto, tinha como objetivo de efetuar a prova sempre a correr e sem necessidade de caminhar e terminar com um tempo abaixo dos 60 minutos.

Estava um pouco receoso pois sabia que é uma prova bastante complicada pelo constante sobe e desce, com algumas subidas (e descidas também) um pouco longas, algumas com mais de 2 kms.

A temperatura estava muito boa para correr, com algum frio e felizmente sem chuva durante a prova.

Antes da prova fiz um aquecimento de cerca de 12/13 minutos num trote leve, seguido de 4 acelerações de aproximadamente 50 metros.

Foi muito importante fazer este aquecimento, e eu recomendo sempre fazer-se o aquecimento antes das provas e antes de treinos mais rápidos, pois fez com que o corpo fosse avisado que de seguida vinha esforço forte.

Às 10 em ponto foi dado o tiro de partida na bonita Praça do Giraldo e foi a confusão completa pois partiram todos os atletas ao mesmo tempo, sem qualquer tipo de zonas de tempo a separar os corredores mais rápidos dos mais lentos.



Resumindo, no 1º km, com a quantidade de corredores e por se passar por uma zona com muitas ruas estreitas, é difícil correr sem chocarmos com outros atletas.

Após o primeiro km começamos a descer e conseguimos compensar o ritmo.

Ao contornarmos as muralhas começam as subidas e as dificuldades.

Tentei gerir o esforço para não gastar muita energia no inicio da prova.

A prova foi continuando, sempre com grande animação nas ruas e ao contrário das 2 participações anteriores consegui manter um ritmo relativamente constante mesmo nas subidas.


Para isso devem ter contribuído alguns treinos  que efetuei em percursos de subida e descida.

Entre os 6 e os 8 kms ocorreu um ponto chave nesta prova, uma subida que apesar de não ser muito inclinada, é bastante longa.

Consegui manter o ritmo mas só com um grande esforço e com um grande foco na prova.

Entre os 8 e os 9,5 kms foi plano ou a descer pelo que deu para acelerar um pouco e recuperar um pouco o fôlego.


Por volta dos 8 kms vi no Garmin que a estimativa de tempo final podia ficar abaixo dos 55 minutos, o que para mim seria um tempo extraordinário nesta prova (o meu recorde pessoal nos 10 kms é 54:33).

Por volta do km 9,5 ocorre o segmento mais complicado de toda a prova, a subida até à meta na Praça do Giraldo.

É uma subida muito inclinada e sendo já no final dos 10 kms, é sempre um desafio bem complicado.

Tentei dar o máximo para conseguir um bom tempo.

Acelerei muito forte e ultrapassei muitos corredores, mas cheguei completamente esgotado, tendo sido uma das provas em que cheguei à meta mais cansado.


Sentei-me no chão a beber um pouco de água e a comer uma maçã  para recuperar um pouco.

Apesar do cansaço, estava muito feliz por ter terminado a prova com um tempo de chip de 55:34, menos 6 minutos que o meu melhor tempo nesta prova.

Foi um ótimo treino para a meia maratona da próxima semana.

Vamos ver como corre….

Sem comentários:

Enviar um comentário

Em destaque...

Entrevista a Ricardo Ribas, um dos melhores atletas portugueses dos últimos anos...

Hoje temos a honra de entrevistar o atleta Ricardo Ribas, conhecido por El Comandante pela D isciplina, Rigor, Empenho e Ambição como atleta...

De quem se fala...