quinta-feira, 20 de dezembro de 2018

Meia Maratona dos Descobrimentos (2018/12/02)

A Meia Maratona dos Descobrimentos era uma das minhas provas alvo e a prova mais importante do ano, principalmente pelo que aconteceu na Meia Maratona de Coimbra em que quebrei por volta dos 11 kms.


Estava muito ansioso com a prova, mas sabia que tinha treinado muito pelo que tinha tudo para correr bem, mas sendo uma distância que eu ainda não domino, algo poderia não correr como esperado.

Na semana antes da prova e após os 10 kms da Running Wonders Évora, apenas treinei na 3ª e na 5ª feira com 6 kms em ritmo leve para estar com as pernas bem descansadas.

O dia da prova estava fantástico para correr e fazer um bom tempo pois estava frio, apesar do sol, não chovia e não estava vento.


Fiz um aquecimento um pouco mais curto do que o previsto (trote de 1 km e 3 acelerações de 50 metros), porque o tempo na fila para a casa de banho não deu para mais…

Com o tiro de partida iniciei a minha luta com estes 21 kms e que me fizeram treinar tanto nos últimos meses.

Não tinha um objetivo totalmente definido para esta prova, apenas queria bater o meu recorde pessoal que eram uns miseráveis 2:15:02 obtidos na meia maratona dos descobrimentos de 2017.

A minha estimativa era fazer algo a rondar as 2 horas e 5 minutos que implica correr a um ritmo próximo dos 6 minutos por km.

Para o início da prova queria correr a um ritmo próximo dos 6:10 por km e depois, com o passar dos kms ir ganhando confiança e soltando um pouco o ritmo.


No entanto, por mais que tentasse desacelerar, não consegui correr a um ritmo mais lento que a 5:50 por km, o que me deixou muito preocupado com a possibilidade de quebrar a meio da prova.

Aos 5 kms tomei o meu primeiro gel e bebi um pouco de água, operação que ainda não me consegui habituar pois fico sempre muito ofegante.

A partir do km 7 comecei a acelerar (mesmo que inadvertidamente) para um ritmo entre os 5:40/5:50 por km, tendo ido nesse ritmo quase até aos 13 kms.

Nesta altura da prova estamos na zona da Baixa de Lisboa em que ficamos um pouco mais empolgados por causa do apoio das pessoas na rua.

Voltei a acelerar para um ritmo agora a rondar os 5:25/5:35 por km.


Este ritmo um pouco mais acelerado já puxava um pouco por mim, mas com o final à vista comecei a ficar confiante que conseguiria manter o ritmo até ao fim.

Conforme a prova ia decorrendo ia acompanhando a estimativa do meu Garmin para o tempo final da prova e por volta dos 14 kms a estimativa era 2 horas e 3 minutos, ou seja, estava muito próximo do sub 2 horas.

Após muito pensar no assunto, decidi que aos 16 kms faria uma avaliação da estratégia a tomar para os últimos 5 kms da prova, se mantinha um ritmo confortável até ao final ou se atacava o sub 2 horas.

Aos 16 kms verifiquei que tinha de recuperar 2 minutos nos últimos 5 kms para terminar em menos de 2 horas.

Nem hesitei em atacar o recorde… Era um esforço que teria de fazer… Tinha de acelerar, mas com moderação pois corria o risco de não aguentar os 5 kms sem quebrar.

Corri a um ritmo entre os 5:25/5:30 por km entre os 16 e os 20 kms e já tinha uma estimativa final abaixo das 2 horas.

No entanto, tinha receio que houvesse algum erro de medição dos kms da prova e que tivesse de correr alguns metros extra e que isso impedisse de terminar abaixo das 2 horas.

No último km dei o meu máximo para garantir que tinha uma margem de segurança.

Terminei em 1:59:26 e completamente exausto, mas muito feliz por atingir um objetivo que após a meia maratona de Coimbra, em que fiz quase 2h20m há cerca de um mês e meio, pensei que não conseguiria concretizar este ano.


As duas Juninhas que correram esta prova também fizeram bons resultados, tendo a Meagan feito 2h00m18s (malvados 18 segundos) e a Paula Café cerca de 2h2m (desta foi só recorde pessoal, na próxima é sub 2 horas).


Os Juninhos Ana e André participaram na caminhada de 5 kms.

Para a semana haverá mais um desafio com o Grande Prémio de Natal, uma das provas mais rápidas de Portugal devido ao facto de os últimos 2 kms serem sempre a descer desde o Saldanha até aos restauradores.

Vamos ver como corre…

Sem comentários:

Enviar um comentário

Em destaque...

Entrevista a Ricardo Ribas, um dos melhores atletas portugueses dos últimos anos...

Hoje temos a honra de entrevistar o atleta Ricardo Ribas, conhecido por El Comandante pela D isciplina, Rigor, Empenho e Ambição como atleta...

De quem se fala...