Está semana não foi muito fácil em termos de disponibilidade de tempo para treinar e cumprir o plano de treinos que tinha previsto a realização de 3 treinos, um treino continuo em ritmo de prova, um treino intervalado é um treino longo.
Não sendo possível cumprir o plano de 3 treinos, optei por fazer o treino continuo em ritmo de prova na sexta feira e o treino longo no domingo.
O treino continuo previsto era correr 48 minutos na zona 4 de treinamento, ou seja, num pace entre os 5:50 e os 6:11 por km.
Durante os 48 minutos corri 7,7 kms a um pace médio de 6:14 por km, apenas tendo conseguido estar no intervalo pretendido em 2 dos 7,7 kms.
No entanto quase todos os kms foram corridos a um ritmo muito próximo do limite mínimo do intervalo objetivo, tendo corrido em ritmos a rondar os 6:12 e os 6:15 por km.
Efetivamente, durante a semana estava um pouco receoso deste treino pois com o treino para a Meia Maratona dos Descobrimentos do final do ano passado, os treinos basearam-se mais na resistência do que na velocidade.
A estratégia do treino foi, prudentemente, manter-me no início de treino no limite mínimo de velocidade pretendida para poder aguentar todo o treino.
Nos primeiros 35/40 minutos consegui manter-me num ritmo entre os 6:10 e os 6:13, mas nos últimos minutos tive alguma dificuldade em acompanhar o ritmo.
Em todo o caso, trata-se apenas do 4º treino do plano de treinos e o primeiro em ritmo continuo na zona 4 de treinamento.
Se houver tempo e conseguir cumprir o plano sem falhar muitos treinos, seguramente que irei melhorar bastante.
Vamos ver como corre...
Sem comentários:
Enviar um comentário