domingo, 30 de dezembro de 2018

São Silvestre de Lisboa - 29/12/2018

No dia 29 de dezembro de 2018 participei pela 5a vez consecutiva na São Silvestre de Lisboa, prova pela qual tenho um carinho muito especial pois foi na São Silvestre de Lisboa de 2014 que participei pela primeira vez numa corrida de rua.

É uma prova de dificuldade média face à subida de cerca de 2,5 kms na Avenida da Liberdade desde os Restauradores até ao Marquês de Pombal e que ocorre entre os 6/6,5 kms e os 9 kms.


Nesta prova acompanhei a minha comadre Paula Café e fizemos a prova lado a lado, tal como já efetuámos em outras edições da São Silvestre de Lisboa, em Mafra na Corrida dos Sinos, em Peniche na Corrida das Fogueiras ou nos 10 kms da Running Wonders de Évora.


Por vezes é complicado correr com outro atleta amigo pois nem sempre estamos no mesmo nível de forma, mas era uma prova para desfrutar e soube muito bem correr com a minha amiga Paula Café.


Até aos 6 kms o percurso é essencialmente plano, sendo a partida nos Restauradores, descida pela Rua do Ouro, depois da qual viramos à direita para a Avenida 24 de Julho até Santos onde fazemos o retorno.

Nestes 1os kms fomos correndo aquilo que o pelotão deixava pois houve muito afunilamento de atletas face aos mais de 10.000 participantes.

Por volta dos 7 kms o Garmin projetava um tempo final entre os 55:00 e os 55:50 o que, a manter-se o ritmo, permitiria à Paula bater o seu recorde pessoal nos 10 kms.

No entanto, sabíamos que seria difícil manter o ritmo face à subida da Avenida da Liberdade até ao Marquês de Pombal e que é um dos pontos críticos da prova.


Tendo em conta que nas últimas semanas treinei subidas e descidas, não senti muitas dificuldades em subir a Avenida da Liberdade, ao contrário da Paula Café que não tem tido muito tempo para treinar.

No entanto, com maior ou menor dificuldade, lá passámos pela rotunda do Marquês de Pombal e preparámo-nos para o km final sempre a descer até à meta nos Restauradores.


Neste km aproveitámos a descida e recuperámos algum tempo que perdemos durante a subida em que baixámos um pouco o ritmo.

Terminámos em 56:36, tempo que é recorde pessoal nesta prova (melhorei os 58:15 da São Silvestre de 2016) e também da Paula Café que bateu os 56:53 do ano passado.

A outra Juninha que também participou na prova, a Meagan Carty, terminou com o excelente tempo de 54:11.

Parabéns à Meagan pelo seu tempo.


Ao chegarmos à meta fomos brindados com o apoio dos Juninhos Carla Café e Paula e Hugo Martins.

Foi pena os Juninhos Ana e André terem ficado presos no trânsito e não terem conseguido assistir à prova.

Em termos de balanço, a prova estava, como sempre, muito bem organizada, sendo apenas de criticar o saco que recebemos no final que apenas tinha a medalha, muito gira por sinal, uma água e uma maçã.


Uma prova com este prestígio poderia ter um pouco mais de recordações para oferecer aos atletas.

No entanto, para o ano lá estarei para a minha 6a participação...


Sem comentários:

Enviar um comentário

Em destaque...

Entrevista a Ricardo Ribas, um dos melhores atletas portugueses dos últimos anos...

Hoje temos a honra de entrevistar o atleta Ricardo Ribas, conhecido por El Comandante pela D isciplina, Rigor, Empenho e Ambição como atleta...

De quem se fala...