terça-feira, 1 de janeiro de 2019

De manhã está-se bem é na caminha...

No dia 31 de dezembro fiz o meu último treino de 2018.

Foi um treino de 10 kms em ritmo leve e que terminei em 59:40.

Passado 3 ou 4 kms doiam-me as pernas como se já tivesse corrido uma maratona (não sei como é correr uma maratona, mas imagino...).


Este treino fez-me lembrar uma história que aconteceu nos jogos olímpicos de Pequim de 2008, nomeadamente as declarações do atleta Marco Fortes após ter sido eliminado na 1a eliminatória do lançamento do peso.

Marco Fortes terá dito que "lançar de manhã é complicado", tendo também referido que "Cheguei à conclusão que de manhã só estou bem na caminha" e que "No último lançamento as pernas queriam estar esticadas na cama".

Na altura as declarações de Marco Fortes foram vistas como uma falta de respeito para com os portugueses que invocaram que o atleta não se esforçou o suficiente e que foi fazer turismo para Pequim em vez de ir representar condignamente o país.

No entanto, comigo acontece exatamente o mesmo que a Marco Fortes, ou seja, tenho muita dificuldade em correr de manhã.

Por razões pessoais e profissionais apenas tenho disponibilidade para treinar regularmente no final da tarde e início da noite.

Isto faz com que quando num dia mais esporádico tenho a possibilidade de treinar de manhã, tenho muitas dificuldades em correr ao mesmo ritmo e a mesma distância que normalmente corro à noite.

Como consequência, grande parte dos meus recordes pessoais foram obtidos em provas que ocorrem durante o final da tarde ou em provas noturnas.

O grande problema é que a maior parte das provas são durante a manhã, o que dificulta a minha performance.

Relacionado com este tema, e se calhar é essa a origem do problema, quando corro com calor, por pouco que seja, existe grande probabilidade de quebrar e quebrar com estrondo como aconteceu na meia maratona de Coimbra de 2018 em que me faltou a gasolina a partir dos 11 kms, tendo de caminhar até à meta (caminhar 10 kms para terminar uma meia maratona é completamente deprimente...).

Por vezes até comento com alguns amigos em jeito de brincadeira que sou um atleta morcego por não conseguir correr com luz solar.

Para tentar colmatar este problema, quando tenho alguma prova importante tento fazer alguns treinos à mesma hora dessa prova para que o organismo se habitue às condições da prova...

E você? Gosta mais de correr de manhã, à tarde ou à noite?

E que estratégias usa quando tem uma prova que tem condições climatéricas ou de altimetria, por exemplo, diferentes do que costuma treinar?

Deixe o seu comentário...

Sem comentários:

Enviar um comentário

Em destaque...

Entrevista a Ricardo Ribas, um dos melhores atletas portugueses dos últimos anos...

Hoje temos a honra de entrevistar o atleta Ricardo Ribas, conhecido por El Comandante pela D isciplina, Rigor, Empenho e Ambição como atleta...

De quem se fala...