terça-feira, 29 de janeiro de 2019

Entrevista ao atleta Tiago Freitas...

- Como você ficou encantado com as corridas de rua?

Desde que me lembro sempre joguei futebol . Até há cerca de 5 meses por motivos de força maior tive de o deixar.

Dada a minha relação amorosa foi me dado a conhecer o mundo do atletismo pela família da minha companheira, mundo esse pelo qual ganhei gosto e onde acabei por entrar.

Desde então, com o apoio dos amigos e família e noção de que posso fazer algo bonito neste desporto dediquei-me um bocado a esta modalidade.


- Treinar para uma prova exige uma grande dedicação, qual é sua inspiração?

Claro que sim, mas neste momento não me dedico a provas em específico, mas sim a minha evolução e progressão como atleta.

Essa sim é a minha inspiração para continuar a treinar todos os dias, mesmo quando me sinto mais cansado.

- Para você existem horários melhores para seus treinos? Quais são eles?

Os melhores horários para mim não existem, existe apenas aquele horário em que o posso efetivamente treinar.

Fim de tarde por volta das 17:30 para mim é o “ideal” dado o trabalho durante o dia e os estudos à noite que iniciam às 19:00, são as únicas 1h, 1:30h em que posso efetivamente treinar.

- Falando um pouco da música, o quanto ela é importante no seu treinamento diário e que motivação ela te oferece?

É raro usar música a acompanhar os meus treinos, não que não goste, mas normalmente corro acompanhado e não necessito dela.

Mas sim, é bom ter essa “companhia”, até acaba por distrair o atleta em relação ao cansaço ou distância de treino.

- Costuma participar em provas? Faz muitas provas por ano?

Tento nesta fase inicial fazer provas todos os fim de semana para ganhar ritmo competitivo e isto ajudar-me a conseguir melhor “Pace” por quilómetro .


- Tem treinador e usa planilha para planificar os seus treinos ou apenas sai para correr quando tem vontade?

Treinador não diria. Tenho sim amigos e “familiares” que já levam uma vasta experiência neste mundo e ajudam-me com os treinos e conselhos para me tornar mais e melhor.

- Quais são os seus recordes pessoais por distância?

Recordes são tempos relativos no que toca a estrada pois cada prova é uma prova e são todas diferentes, mas neste momento a distância que faço que são 10km está em 33’24” (Corrida de ano novo 2019) em Esposende.

- Dê um conselho a quem está na dúvida se deve começar a correr.

Aconselho vivamente, para além de uma boa terapia para o stress, é também uma forma excelente de continuarmos em forma e de boa saúde .

- Qual o feito que mais se orgulha de obter na corrida de rua?

Aquilo que mais me orgulho é chegar ao fim de cada corrida e saber que dei tudo o que podia e assim saber que muitos dos que com quem entro em competição não estão assim tão longe de mim e em tão pouco tempo que pratico a modalidade.

- Qual é para si a melhor prova de corrida de rua corrida do país?

Ainda não tenho nenhum leque de provas realizadas assim tão grande para poder dizer tal coisa, mas gosto muito da Corrida de S. Pedro na Póvoa de Varzim e da S. Silvestre de Famalicão



- Qual é o seu grande objetivo para 2019?

O meu objetivo para este ano é bater-me todos os dias para melhorar e progredir no atletismo nacional se assim o conseguir .

Sem comentários:

Enviar um comentário

Em destaque...

Entrevista a Ricardo Ribas, um dos melhores atletas portugueses dos últimos anos...

Hoje temos a honra de entrevistar o atleta Ricardo Ribas, conhecido por El Comandante pela D isciplina, Rigor, Empenho e Ambição como atleta...

De quem se fala...