- Para quem ainda não a conhece, quem é a Anabela Neto e qual é a sua especialidade no mundo da corrida?
A Anabela Neto é uma comum mortal, de 27anos, natural de Escapães - Santa Maria da Feira, que brinca ao atletismo desde os seus 9anos.
De há 11 anos para cá, tornei-me profissional da modalidade (mas sem descuidar na formação académica), mais especificamente na disciplina do Salto em Altura, quando comecei a representar o Sporting Clube de Portugal.
- Sei que começou muito cedo, ainda criança, a praticar atletismo. Como se iniciou e quais as razões para escolher este desporto?
Aniciei a prática do atletismo por mero acaso... O concelho de Santa Maria da Feira, realiza anualmente as "Mini-Olimpiadas Concelhias" que engloba várias modalidades e destina-se somente aos mais jovens (dos 4 aos 14 anos).
O meu clube
de formação - ACRD Escapães, que participa neste evento, organiza antecipadamente uns joguinhos de iniciação ao atletismo para assim cativar os jovens à sua prática... Eu fui conquistada assim, brincando ao atletismo!
- É uma atleta com um curriculum verdadeiramente impressionante, principalmente no salto em altura onde é campeã nacional desde 2014. Vive exclusivamente do atletismo ou tem outro tipo de ocupação?
Posso dizer que "trabalho" no que amo…
Considero-me atleta profissional e tiro os meus rendimentos desta profissão/paixão.
E deste rendimento, invisto constantemente no conhecimento - no meu futuro.
Tenho tirado umas quantas formações profissionais, todas elas interligadas, para precaver futuramente.
- Costuma participar em provas de corrida de rua? Como vê o atual boom de provas e atletas amadores a participar em corridas de rua, em especial na quantidade cada vez maior de mulheres a correr em provas?
Fiz muitas provas de estrada enquanto jovem - infantil, iniciada e juvenil - são os escalões de formação, no qual sou apologista de que os jovens da modalidade devem experimentar todas as disciplinas - correr, lançar e saltar.
O atletismo é uma modalidade muito completa, multifacetada, direcionada a qualquer pessoa seja de que idade for.
Melhora ainda as nossas capacidades motoras, é psicologicamente terapêutica e ainda nos permite desenvolver relações inter e intra-pessoais.
- É atleta do Sporting Clube de Portugal. Qual é a sensação de representar um clube com esta dimensão ou até mesmo da seleção em eventos internacionais?
Pertencer à família do Sporting Clube de Portugal, um clube além fronteiras, é para qualquer atleta que o representa, uma enorme honra e uma certa pressão.
Ser Sporting exige esforço, dedicação e empenho… Ser Sporting, exige sermos esforçados, dedicados e empenhados… Ser Sporting, exige sermos nós… E nós, sendo Sporting, exigimo-nos não "falhar"… É um investimento diário no treinamento físico e psicológico, para a seu tempo alcançarmos aquilo que ambicionamos.
- Por vezes pensa-se que ser atleta de alta competição é uma vida de grandes facilidades... Explique a quem tem essa ideia como é para si uma semana normal de treinos?
As semanas de treino vão variando consoante as fases de uma época, mas em nenhuma das fases o treino "fica fácil"…
Podemos diminuir o volume, mas aumentamos certamente a intensidade (vice-versa)…
Podemos insistir um pouco mais na resistência, ou na força, ou na pliometria…
Podemos conjugar dois ou mais factores determinantes na nossa performance…
Esta é sem dúvida uma questão difícil.
O que vos garanto é que a nossa rotina diverge consoante as condicionantes e a predominantes da nossa preparação.
- Como é possível conseguir treinar para uma infinidade de modalidades que a Anabela pratica como o salto em altura, salto em cumprimento, triplo salto, etc, etc, e obter excelentes resultados em todas as modalidades?
A minha especialidade é o Salto em Altura, mas treinar para o Salto em Altura não é somente fazer Salto em Altura.
O treino para o Salto em Altura conta com salto em altura, com velocidade, com multissaltos, com resistência e com trabalho de força.
Sim, de quando em vez, numa ou outra competição, compito numa disciplina diferente… Compito de forma descontraída e com a curiosidade performativa.
- Qual foi o feito que mais se orgulha desde que pratica atletismo e porquê?
Não há um feito concreto, pois todos eles tiveram a sua importância ao longo da minha carreira desportiva, como por exemplo:
- Primeiro título distrital;
- Obtenção de mínimos para um campeonato nacional;
- Primeiro título nacional;
- Recordes distritais;
- Primeiro título de Campeã de Portugal;
- Primeira internacionalização;
- Cada recorde pessoal;
- ...
Cada um destes "feitos" teve e tem o seu devido valor.
- Qual o conselho que dá aos jovens e crianças que agora estão na idade de "escolha" do seu desporto de eleição, para escolherem o atletismo?
O atletismo é uma escola…
Como disse anteriormente, o atletismo é uma modalidade muito completa, multifacetada, direccionada a qualquer pessoa seja de que idade for.
Melhora ainda as nossas capacidades motoras, é psicologicamente terapêutica e ainda nos permite desenvolver relações inter e intra-pessoais.
No atletismo, somos todos adversários e somos todos amigos!
O atletismo é uma modalidade individual, mas onde encontras uma enorme união ajuda entre pessoas.
Vem viver o atletismo e sentir-te-ás em casa.
- Quais são os seus grandes objetivos para 2019?
Objetivo pessoal - superar-me!
Que seja uma altura de cada vez, afim de obter o record pessoal.
Se ambiciono o record nacional? Toda a gente que acompanha o sabe, mas cada altura a seu tempo.
Objetivo coletivo - dar sempre o melhor de min para benefício da equipa!
Ao cérebro da minha constante evolução, o meu treinador - prof. António Beça, a dois profissionais de imensa qualidade - Tiago Duarte e Luis Freitas, da Clínica Tiago Duarte - Saúde e Performance, aos meus eternos pilares - Neto's e Gomes... Um sincero obrigada…
São pessoas que contribuem de diferentes maneiras e feitios no meu carácter quanto atleta e quanto pessoa.
Ao Juninho Runners, grata pelo carinho e pelo apoio… para mim foi uma lisonja.
Lhe desejo muitas felicidades, a si e aos seus leitores!
Sem comentários:
Enviar um comentário