quarta-feira, 13 de fevereiro de 2019

Entrevista ao atleta João Pereira da White Running Team...

 - Como você ficou encantado com as corridas de rua?

As corridas entraram na minha vida desde muito cedo, porque o meu pai corria e foi-me incutindo o gosto pela mesma.

A minha primeira experiência foi aos 10/11 anos.

Pratiquei durante 2 anos, mas depois resolvi experimentar a natação e de seguida o basquetebol.

Mas o bichinho da corrida ficou...

Há 13 anos atrás voltei a correr, pois precisava de praticar desporto e entendi que a corrida era a melhor forma de o fazer. 

Não estava dependente de ninguém, nem de horas marcadas...

 - Treinar para uma prova exige uma grande dedicação, qual é sua inspiração?

Quando se gosta de correr como eu gosto, não preciso de inspiração... Só vontade...

O facto de ter um grupo de amigos que também gosta de o fazer ajuda muito.

Foi da junção deste grupo de amigos que nasce o projeto White Running Team, com o suporte da White Portugal.

 - Para você existem horários melhores para seus treinos? Quais são eles?

Durante vários anos treinei as 19:00, mas de há um ano para cá passei a correr as 7:00.

Prefiro as 7:00 porque permite que o dia seja mais tranquilo e agradável. Os níveis de stress são controlados com 45 minutos de corrida e duram o dia todo.

- Falando um pouco da música, o quanto ela é importante no seu treinamento diário e que motivação ela te oferece?

Não gosto de ouvir música enquanto corro. 

Prefiro ouvir os meus pensamentos ou quando vou acompanhado, conversar sobre algo. 

 - Costuma participar em provas? Faz muitas provas por ano?

Tento fazer pelo menos uma prova por mês, com exceção de agosto.

No último dezembro corri 4 provas de 10 kms, 3 delas em 8 dias...

- Tem treinador e usa planilha para planificar os seus treinos ou apenas sai para correr quando tem vontade? 

Já tive acompanhamento por um treinador (Ricardo Ribas) e foi o tempo em que obtive os meus melhores resultados. 

Infelizmente tive de abdicar porque a minha vida profissional e pessoal não se ajustava à exigência dos treinos. 

Agora saio para correr mediante a disponibilidade de tempo e gerindo as sensações indicadas pelo corpo.

Não penso tanto na obtenção de um novo RP, mas sim no prazer que a corrida me proporciona.

 - Quais são os seus recordes pessoais por distância? 

10 kms - 41.36

21 kms - 1:32:43

42 kms - 3:43:19

 - Dê um conselho a quem está na dúvida se deve começar a correr.

Primeiro verificar se a saúde o permite.

Se tudo estiver bem, corra porque alguém disse um dia “a corrida é a mais importante das coisas secundárias”...

- Qual o feito que mais se orgulha de obter na corrida de rua?

Ter feito novos amigos...

- Qual é para si a melhor prova de corrida de rua corrida do país?

O percurso dos 10 km do dia do pai era muito bom até 2017.

Foi lá que fiz o meu melhor tempo.

O ano passado mudou e não é tão agradável.

Em 2018 gostei muito de 2 provas de 10km que fiz.

Ancede em setembro em que sobes os primeiros 5 km , invertes o sentido e desces os 5kms finais... Prova muito divertida...

Fiz a São Silvestre de Ermesinde em dezembro e gostei muito do percurso (estilo carrossel). 

Não era para a fazer, mas gostei muito.

Na categoria de meia maratona a eleita é Viana do Castelo, onde tenho o meu melhor tempo numa meia. 

Mais uma vez uma prova estilo carrossel, mas muito boa e com muito público a apoiar.

- Qual é o seu grande objetivo para 2019?

No primeiro semestre vou preparar-me para a meia de Vigo no dia 7 abril onde vou tentar aproximar-me dos meus melhores tempos na distância. 

No fim de semana seguinte vou aos 11.5 kms de Barcelos, pois é uma prova com uma quilometragem diferente, mas muito rápida. 

Além disso é muito bem organizada pelos Amigos da Montanha.

No segundo semestre vou preparar-me para os 21 km da meia maratona do Gerês no final do ano. 

Sem esquecer que a meia do Porto é obrigatória e os 10 km de Ancede também.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Em destaque...

Entrevista a Ricardo Ribas, um dos melhores atletas portugueses dos últimos anos...

Hoje temos a honra de entrevistar o atleta Ricardo Ribas, conhecido por El Comandante pela D isciplina, Rigor, Empenho e Ambição como atleta...

De quem se fala...