domingo, 27 de janeiro de 2019

Participação de João Zarro na Corrida da Base Naval do Alfeite

 - Identificação, tipo (estrada, trail, montanha, etc), localização, distância da prova e número de participantes:

No dia 27 de janeiro de 2019 fiz a 2a prova do ano nos 10 kms da base naval do Alfeite em Almada, a 1a de 3 provas do circuito das forças armadas.


Tratou-se de uma prova de 10 kms (2 voltas de 5 kms) que são totalmente feitos dentro da base naval.

Nesta prova participaram cerca de 300 atletas na prova de 10 kms, ao qual se juntam as pessoas que fizeram a caminhada de 5 kms.


 - Opinião sobre a organização, kit e preço da prova:

O Kit foi composto por uma tshirt de manga comprida para quem se inscreva nas 3 provas do circuito e uma tshirt de manga curta para quem se inscreva apenas nesta prova.

Além da tshirt, recebemos o dorsal e os chips para as provas e um conjunto de amostras do patrocinador Urgo.

 - Informação sobre o grau de dificuldade da prova:

Sobre esta prova eu não tinha muita informação sobre o grau de dificuldade pois não estava disponível o respetivo percurso e altimetria.


No entanto, ao ver as edições anteriores (cujo percurso não foi sempre o mesmo) vi que haviam alguns segmentos com subidas muito inclinadas.

A prova começa na pista de atletismo da base naval e, logo ao se sair da pista, temos uma subida... seguida de uma segunda subida... e seguida de uma terceira subida... ou seja, os primeiros cerca de 1,5/2 kms são bastante complicados (eu só pensava que na 2a volta tinha de passar por tudo novamente)...

Depois seguem-se as descidas de cerca de 1,5 kms e depous temos mais uma surpresa, uma parte em terra batida... e areia... com uma subida enorme, que nos faz questionar porque estamos ali num domingo de manhã em vez de estarmos em casa a ver televisão...

Após a zona de terra batida estamos a cerca de 1 km da pista de atletismo, mas antes temos mais uma subida antes da descida final até à zona da meta...

Para se completarem os 10 kms temos de fazer este circuito duas vezes...



 - Como correram os abastecimentos ao longo e no final da prova? 

Os abastecimentos ocorreram ao km 5 e na meta, tendo no km 5 sido distribuída uma garrafa de água e na meta ofereceram água e uma barra energética.

Como foi a sua participação, nomeadamente:

  - Tempo oficial:   

O meu tempo oficial foi 55:56, um tempo muito bom para o meu nível é para a dificuldade da prova.

 - Como se sentiu ao longo da prova? 

Ao fazer o aquecimento apercebi-me que a prova começava com algumas subidas complicadas e fiquei totalmente em pânico.

No entanto, e apesar de tudo, senti-me relativamente bem ao longo da prova, apesar de em alguns momentos ter sentido um pouco mais de dificuldades

Com o aproximar do final fui ganhando confiança e fui soltando o ritmo.



 - Qual foi a sua estratégia nesta corrida?

A minha estratégia foi gerir o esforço e o pânico de estar sempre a tentar perceber o tipo de percurso que ia encontrar ao longo da prova.

Na 2a volta e ao chegar aos 8/8,5 kms comecei a acelerar pois sabia que o final estava próximo.

 - Vai voltar a participar e recomenda está prova a outros atletas?

Gostei da prova pois tem um percurso bastante desafiante e diferente do normal, embora não seja o melhor para fazer um bom tempo.

Pela organização, percurso e por ser uma prova num lugar em que normalmente não temos acesso, recomendo a participação nesta prova.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Em destaque...

Entrevista a Ricardo Ribas, um dos melhores atletas portugueses dos últimos anos...

Hoje temos a honra de entrevistar o atleta Ricardo Ribas, conhecido por El Comandante pela D isciplina, Rigor, Empenho e Ambição como atleta...

De quem se fala...